Tag: Indicações Literarias

Olá meus amores lindos e cheios de idéias :). Hoje é um post especial, 
no qual ao invés de indicar milhões de filmes e fazer reviews deles, 
indicarei livros. Isso porque a minha parceira linda, fofa, 
cafecólatra e disneymaniac, Ana Carolina do Mesa de Café da Manhã 
me indicou essa TAG super fofa e cultural e 
fiquei super afim de fazer, basicamente são 
10 livros para recomendarmos, um em cada uma das 10 sugestões. 
Então vamos lá! 

(1) Recomende um livro de um gênero que você goste 
   Sou bem variável em literatura, gosto de ler de tudo um pouco. Na verdade sou o tipo de pessoa que escolhe um gênero e lê esse estilo até enjoar e ir pra outro, mas como sou uma romântica incurável... 
Indico: Cidades de Papel. 
Autor: John Green 
Sinopse: Embalado por uma paixão platônica de Quentin "Q" Jacobsen por Margo Roth Spiegelman, seu interesse amoroso vizinho de infância. Mas Margo invade o mundo de Quentin por uma note, o que foi suficiente para deixar de cabeça pra baixo, porém no dia seguinte ela some (como por mistério) e "Q" vai ao encontro de pistas para encontrar a enigmática Margo 
Curiosidade: John Green ganhou inspiração para este livro, através de sua experiência e conhecimento de "cidades de papel", durante uma viagem de estrada através de Dakota do Sul. 
Frase: "Basta lembrar que, as vezes, a forma como você pensa sobre as pessoas não é a maneira como elas realmente são." 

(2) Recomende um livro pela capa
   Aprendizagem é a palavra que resume esse livro, aqui nos mostra que a morte nem sempre pode ser considerada como inimiga, as vezes "abraça-la como uma velha amiga" se torna mais reconfortante. 
 Indico: A Menina que Roubava Livros 
Autor: Markus Zusak
Sinopse: O livro é sobre Liesel Meminger, uma garota que encontra a Morte três vezes durante 1939–43 na Alemanha nazista. Tem como narradora a Morte, cuja função é recolher a alma de todos aqueles que morrem sem intervalos. Durante a sua passagem pela Alemanha, na Segunda Guerra Mundial, ela encontra a protagonista, Liesel Meminger, numa estação de comboio enquanto o seu irmão mais novo é enterrado próximo ao local. A menina, ao perceber que o coveiro presente deixou um livro, O manual do coveiro,kpk cair na neve, rouba-o e é levada, então, até a cidade fictícia Molching, onde a sua mãe pretende entregá-la a uma família para que a adotem.
Frase: ''Quando a morte conta uma história, você tem que parar pra ouvi-la.'' 

(3) Recomende um livro que virou filme
   Esse dispensa apresentações, mas digo que se o filme você viu. Leia o livro muita coisa diferente há e muito mais ódio a Umbridge você terá.
Indico: Harry Potter e a Ordem da Fênix 
Autor: J.K Rowling 
Sinopse: Harry Potter retorna à Hogwarts, para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort foi uma mentira inventada por Harry e Dumbledore, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge impõe à escola a presença de Dolores Umbridge, que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Incentivado por Rony e Hermione, Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. A nomeada "Armada de Dumbledore". 
Curiosidade: A profecia poderia se referir a Neville Longbottom também, pois ele faz aniversário no dia 30 de Julho (1 dia antes do aniversário de Harry) e os pais dele enfrentaram três vezes Lord Voldemort também. 
Frase: "As coisas que perdemos sempre acabam voltando pra nós, mas as vezes não da maneira que esperamos" 

(4) Recomende um livro que você ame de paixão
   A leitura obrigatória dos Estados Unidos, acho que a maioria da população de estadunidense leu está obra e é uma das preferidas. E não é pra menos, uma das histórias de amor mais melancólicas, sofridas e doloridas. Indico essa leitura, um tanto rebuscada mas encantadora.
Indico: O Morro dos Ventos Uivantes 
Autor: Emily Bronte 
Sinopse: Toda a história, com poucas exceções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Ellen Dean, ao locatário da propriedade Thrushcross Grange, também traduzida como Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, Inglaterra, enquanto este se encontrava adoentado. 
Curiosidade: Emily Brontë, ao morrer de tuberculose aos trinta anos, lançou seu único romance, O Morro dos Ventos Uivantes. Publicado em 1847 sob o pseudônimo de Ellis Bell, o livro chocou os leitores da época, uma vez que, para contar a história de amor entre Catherine e Heathcliff, a jovem autora expôs os sentimentos e a alma dos personagens de uma maneira pouco comum ao mostrar suas falhas de caráter e revelar o abismo social que separava os dois irmãos de criação, mantendo, assim, a tensão ao longo de todo o romance. 
Frase: "Entreguei-lhe o meu coração ele se apoderou dele, destroçou-o e, depois, o devolveu" 

(5) Recomende um livro que você quer, mas não tem
   Não tenho muito o que falar, ainda não tive o prazer de ler está obra, mas sei que ela por muitos anos foi interpretada com um romance, mas considero como um drama e aqui temos dois pontos de vistas, uma leitura que deve ser sensacional. 
Indico: Lolita 
Autor: Vladimir Nabokov 
Sinopse: O romance é notável por ser controverso e gerar bastante polemica. O protagonista e narrador não confiável, é um professor universitário de Literatura de 38 anos chamado Humbert Humbert, que está obcecado com Dolores Haze, de 12 anos, com quem ele se torna sexualmente envolvido depois de ele se tornar seu padrasto. "Lolita" é seu apelido particular para Dolores. 
Curiosidade: Lolita rapidamente alcançou um status de clássico; considerado, hoje, como uma das principais realizações na literatura do século XX, e também uma das mais controversas. O romance foi adaptado para filme em 1962 por Stanley Kubrick, e novamente em 1997 por Adrian Lyne. 
Frase: “Ele partiu meu coração. Você só devastou a minha vida”. 

(6) Recomende um livro pelo seu título
   O livro de conteúdo cristão que me encantou e sempre que posso o recomendo, uma verdadeira história de confiança em Deus, que deve ser lida para termos como exemplo de que Deus nunca esquece os seus.
Indico: Ainda Que Caiam os Céus
Autor: Mikhail P. Kulakov e Maylan Schurch, 
Sinopse: Uma fé sólida e inabalável. Isso era tudo o que o jovem Mikhail Kulakov possuía. O governo comunista soviético lhe tirara a profissão, a família e a liberdade. Seu crime? Servir fielmente a Deus ou, nas palavras da KGB, promover “atividades antissoviéticas”. Ele foi preso, interrogado e depois condenado a cinco anos em campos de trabalho forçado, onde suportou amargas provações, destinadas a sufocar o espírito e minar a vontade. Todavia, nem mesmo a perspectiva de banimento eterno numa remota vila da Sibéria ocidental o deteve de confiar firmemente nas promessas de Deus... Ainda que os céus caíssem.
Frase: "O erro é humano e por isso mesmo, nossa única segurança é a orientação do Senhor."

(7) Recomende um livro por causa do autor
   Um livro que possuo na minha mini-biblioteca particular, mas que ainda não pude saborear, pois é indicado ler primeiro o seu antecessor O Iluminado, que segundo o próprio autor em nada tem semelhança com o filme.
Indico: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Sinopse: Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela.
Curiosidade: Stephen King já foi alcoólatra e drogado e esteve a beira da morte quando sofreu um grave acidente de carro. Seus livros, em sua grande maioria, possuem personagens que foram construídos com as experiências de vida do autor, vindo de uma infância pobre e de muita luta de superação pessoal para chegar onde ele chegou.
Frase: “Uma hora se percebe que não adianta ficar mudando de lugar. Que você se leva para onde for.”

(8) Recomende um livro que você leu em pouco tempo
   O conto infantil que recomendo pra qualquer idade que seja, certamente lerei para meus filhotes, e indico essa obra antes de qualquer outro contos de fada.
Indico: O Pequeno Príncipe 
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.
Curiosidade: Em The Little Prince, seu narrador, o aviador, fala sobre ter ficado preso num deserto após seu avião ter caído. Essa situação foi baseada num incidente com o autor no Saara, descrito com detalhes em seu livro de memórias Terre des hommes em 1939. Em 30 de Dezembro de 1935, às 02h45, depois de 19 horas e 44 minutos no ar, Saint-Exupéry e seu co-piloto André Prévot caíram no deserto do Saara.
Frase: “ É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se conseguir julgar a si mesmo, provará que é um verdadeiro sábio.”

(9) Recomende um livro brasileiro
   A obra brasileira ao estilo Romeu e Julieta, mas que em minha opinião considero bem mais dramática e romântica. Uma leitura obrigatória de escola que se tornou uma das minhas preferidas.
Indico: Cinco Minutos
Autor: José de Alencar
Sinopse: Cinco minutos foi o tempo que o rapaz se atrasou; quando tomou o ônibus atrasado, conheceu uma estranha e se apaixonou. Após muito procurar pela voz misteriosa (não conseguiu ver seu rosto), conseguiu apenas a resposta de que não poderiam se juntar pela própria moça. Ela viaja, ele a segue, eles se encontram, se declaram e ele parte para achar uma carta dela.
Curiosidade: Cinco minutos é o primeiro romance do escritor, dramaturgo brasileiro José de Alencar, nome proeminente do romantismo no país. Foi publicada em 1856 em forma de folhetins pelo jornal Diário do Rio de Janeiro.
Frase: “ Se há uma felicidade indefinível em duas almas que ligam sua vida, que se confundem na mesma existência, que só tem um passado e um futuro para ambas, que até a flor da idade até à velhice caminham juntas para o mesmo horizonte (...)"

(10) Recomende essa tag para outro blogueiro/vlogueiro

Marina do atmarinaamancio

Sami e Thami do Blog Rouge Lips

Nenhum comentário:

Postar um comentário