#DiáriodeBordo 3: Canela/Gramado

Chegando no fim da viagem,
no fim da vida boa,
do frio, de comer em lugares diferentes,
cafés da manhã divinos. Mas temos a ansiedade
do retorno, do chegar em casa, da saudade de quem
ficou, do "lar doce lar" e da cama gostosa

Fondue :)
  Da nossa vinda missionante de Floripa até Canela e horas e horas de viagem ao chegarmos em casa, sim, não ficamos em um hotel, locamos uma casa pelos dias que ficaríamos na cidade, bem no centro de Canela, depois de nos organizarmos saímos pra nossa noite chocolatudo, O Fondue, em Gramado, optamos pelo St. Humbert que por está em promoção de aniversário saiu por R$ 42 e como de costume, tivemos a rodada clássica: 1- queijo com pãozinho e batata cozida; 2- carnes com vários molhos, e o mais esperado, 3 - o de chocolate com várias frutas. A casa de fondue que escolhemos é bem grande, quentinha e acolhedora, além de termos tido um bom atendimento. Saindo do nosso jantar gostosura, fomos ao supermercado Nacional, fazer nossas compras para tomarmos nosso café da manhã digno de hotel, ou pelo menos quase, por lá descobrimos um chocolate maravilhoso, Truffes Belgian,  compramos por R$11,90.

Chocolataria <3
   No dia seguinte (10), foi um dia lindo de sol, aproveitamos pra fazer citytour. Primeira parada foi na Catedral de Pedra em Canela, já que ficava próximo de onde estávamos hospedados , depois foi parada para as compras, sapatos, afinal que resisti a uma promoção onde 4 pares saíram a R$33. Das compras e da mulherada feliz retomamos o citytour indo ao Lago Negro, Chocolataria de Gramado - que é a que tem o coelhão gigante de chocolate-, Igreja de São Pedro, Rua Coberta, a Rua Torta (Emilio Sorgtz) e o Mirante Belvedere. Ah! nossa parada pro almoço foi na Churrascaria das Tradições, pagando R$18,90 pode comer a vontade. Comida bem caseirinha :).
Lago Negro - Gramado
 Mas como nem tudo é frio e sol, na segunda-feira (11), foi o dia da chuva e não foi uma chuvinha não, foi um pau d'agua. O que nos levou a ficar em casa pela manhã saindo para o almoço. Fomos para Gramado e nosso momento de comilança foi no Águia Lanches, no centro da cidade próximo a Igreja de São Pedro, ali os pratos são a partir de R$15,90 o nosso famoso PF que pra eles é o La Minuta, comida excelente, bem preparada e gostosinha. Para que não tivéssemos um dia totalmente perdido, fomos em uma Vinícola Ravanello , R$25 por pessoa e o passeio dura por volta de 50 min.

Waffle <3
   Após muitos vinhos resolvemos matar a tontura com o café da tarde, Casa da Velha Bruxa, foi a nossa escolha. Um café muito aconchegante e um chocolate quente MARAVILHOSO, o valor da minha gordice foi um Waffle com molhos sortidos (chocolate, doce de leite, mel, manteiga, requeijão e geleia de laranja) por R$ 20 e mais um chocolate quente tradicional com Marshmallows - obvio - por R$12. Ah! pela tarde, umas 16h, a chuva passou e veio o frio com 10° graus. Pela noite voltamos para Canela e demos uma paradinha na Catedral de Pedra, já que de noite ela fica toda iluminada e linda.
  Dia 12 e nosso último dia, apelamos para a Mariazinha (aquela bonequinha de papel que fazemos e colocamos atrás da porta, prometendo-a que se ela fizer a chuva passar levaremos para passear), claro que fizemos isso no dia anterior e só por isso parou de chover e no dia seguinte não choveu.

Parque da Ferradura
  Como o sol foi nosso companheiro aproveitamos bem e fomos aos parques abertos: Parque da Ferradura, R$ 12 adulto/ R$ 6 para criança e idosos - uma vista incrível e trilhas maravilhosas, mas informo para ir preparado com tênis, além de não indicar ir um dia após cuva torrencial, pois ficava tudo com lama e escorregadio-; Parque dos Paredões, não pagamos nada, a vista é linda e se divide e dois vales - Vale 1 e Vale 2- fomos num 1 que é um Mirante Natural, o dois não visitamos;

Isso é um Troll e eu sou a Anna
   Parque do Caracol, o maior e particularmente achei o mais bonito, no valor de R$18 (estudante paga meia), a vista é incrível e você fica bem mais perto da cachoeira e do rio - me senti a própria Pocahontas-.
Parque do Caracol
   Após toda essa trilha, óbvio que o almoço tinha que vir, dessa vez almoçamos por Canela no Tempero Caseiro Restaurante, os valores eram buffet livre por R$24,90 e o kg por R$ 39,90.  A COMIDA DAQUI É SENSACIONAL, como fui no livre repeti 126126126142 de vezes. E de tanto comer precisávamos caminhar, então fomos a um feira bem próximo de onde almoçamos, ou seja, mais compras. Comprar é bom, mas passear também por isso seguimos para Gramado rumo a Casa do Papa Noel, aqui estudante não paga meia e não se aceita cartão seja de crédito ou débito, por tanto leve seu dinheiro R$24, é um dinheiro que você não irá se arrepender de ter dado, vale bastante a pena.

I'm Witch, bitch
   E pra finalizar o nosso último dia, encerramos com chave de ouro, indo a pizzaria temática em Canela, próximo a Catedral, Toca de Bruxa, a la carte custa R$ 90 a pizza Grande (16 fatias até 4 sabores) e o rodizio R$ 47,50. O lugar é incrível, a pizza DELICIOSA, o atendimento maravilhoso. Melhor escolha!
   Na manhã seguinte saímos as 8h de Gramado com destino a Joinville, sim, foram 7h de viagem direto. Chegamos ao nosso destino final entre 18h/19h, e partimos logo pra fazer gordice, fomos ao shopping do centro de Joinville e comemos, mais uma vez, no Madero. Ficamos hospedado no Victor's Hotel, na casa do sobrinho do Mário. E assim finalizamos nossa viagem, nos despedimos do frio, das gordices diárias, dos passeios, da nossa guia de GPS Ella, das paisagens maravilhosas para regressar ao calor, a maniçoba, ao pretinho gostoso o açaí, a família, e o meu filhote no qual estava morta de saudades meu nyx <3.

Sendo assim fica por aqui mais um #DiáriodeBordo ;)