Cine Club - Filmes para Friday 13th

  E hoje, acordamos e pensamos mais um dia comum mas quando se olha o calendário e vê a data nos deparamos com mais uma sexta-feira 13 do ano, para muitos um dia bem supersticioso , para outros um dia de sorte, para um outro tanto um dia qualquer como os demais dia do calendário. 
  "A crença de que o dia 13 é dia de azar é a mais popular superstição entre os cristãos, e há muitas explicações para isso. Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados e Loki, espírito do mal e da discórdia, daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga, e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa, e como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, e os outros 13 ficaram rogando pragas aos humanos. A crença na má sorte do número 13 parece teve sua origem na Sagrada Escritura." (Fonte:http://www.significados.com.br/sexta-feira-13/).

       Bom, particularmente hoje é um dia comum com muitas simbologias por trás, o que torna um belo dia para se programar com os amigos e fazer uma sessão terror em casa. Sendo assim, resolvi fazer um TOP 5 com alguns filmes para se ver nesse dia tão "macabro".

1. O Exorcismo de Emily Rose
   Baseado em fatos reais (já dá até um certo frio na barriga). Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). E diversos fatos ocorrem durante e após este exorcismo.

Curiosiddaes: No caso real de Anneliese Michel, O padre Arnold Renz disse ter identificado vários demônios no corpo da jovem, entre eles os de Lúcifer, Judas, Nero, Cain e Adolf Hitler, que teria falado com sotaque austríaco.



2. O Iluminado

  Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
Curiosidades: No livro "The Shining", o apartamento onde o filme se desenrolava era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono do hotel, onde O Iluminado foi rodado, que temia que as pessoas não alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado.


3. A Mulher de Preto
   Filme estrelado pelo nosso eterno Harry Potter, Daniel Radcliffe, sendo Arthur Kipps foi enviado por seu escritório para regularizar os documentos de uma mansão abandonada, próximo a um vilarejo, cujas crianças morrem misteriosamente de tempos em tempos, sem que ele soubesse de nada disso. Quando começa a ter uma série de visões sinistras durante a execução de suas tarefas, inclusive uma de uma mulher vestida de preto, ele descobre que existe algo relacionado ao passado daquele local e decide investigar, provocando a ira dos moradores e a morte de mais vítimas. Agora, só o tempo para dizer se o seu instinto paternal irá ajudar a resolver esse perigoso e grande mistério.

Curiosidades: O ator Adrian Rawlins, que interpretou o pai de Harry Potter nos filmes da franquia, foi o protagonista The Woman in Black (1989), adaptação do livro para a televisão/ Atualmente saiu um novo filme da franquia, mas sem a participação de Daniel.


4. Os Outros
  Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

Curiosidade: Baseado em uma doença que realmente existe, que na epoca houve 150 casos confirmados nos EUA






5. Invocação do Mal x Annabelle
  Baseado em fatos reais. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Curiosidades: Apesar das lembranças dolorosas, Roger Perron e seus cinco filhos foram ao local das filmagens de Invocação do Mal./ Ganha uma continuação e será estreada este ano

   Quanto a doce boneca: Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Annabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

Curiosidades: A verdadeira boneca "Annabelle" é uma grande boneca "Raggedy Ann". Os Warrens tiveram uma caixa especial construída para Anabelle dentro de seu Museu Oculto, onde reside até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário