Cine Club: Banidos do Maravilhoso Mundo Mágico


E quem um dia não saiu correndo ao escutar o som de abertura do seu filme favorito - presente!- (era daquelas, ainda sou, que canta junto) ainda mais dessa em particular que motivou bilhões de crianças a acreditar em seu sonhos que eles se tornarão realidade, afinal nossa geração e as anteriores as nossas (profetizarei, que até mesmo as próximas) tiveram e terão, diga-se de passagem, uma infância feliz e mais memorável por conta deste simbolo que inicia seus filmes até hoje.

Falar de Disney pra mim é meio complicado, pelo simples e único fato de ser completamente loucamente e absurdamente fascinada e apaixonada por ela (titio Walt, obrigada por ter feito e ainda fazer meu munda mais feliz). Sou uma *disneymaniac ou *dreamer, talvez considerada poser (de certa forma) por nunca ter ido ao Disney Park em Orlando, mas paciência ainda não tive oportunidade, mas como titio Walt me ensinou não desistirei.
(*) disneymanic/dreamer - são os nomes dados aos fãs da Disney.

Muitos talvez discordem de mim e achem que a Disney prega uma imagem machista e bláblá, de que mulher não serve pra nada a não ser para servir o marido e tudo mais (Pocahontas, Mulan, Merida, Tiana e as irmãs de Arendelle, estão mudando esse conceito - tava na hora né?-) ou que está cheia de mensagens subliminares do capeta e referentes ao sexo ou que faz alusão aos iluminatis. Na minha opinião são rumores que adoramos inventar pra deixar tudo mais interessante (tipo, aquelas lendas urbanas do boneco fofão que vinha com uma faca ou escutar o cd da Xuxa ao contrário - até me arrepiei-), ou seja, para mim tudo é apenas uma loucura, afinal...

Apesar de achar tudo isso muito insano, a Disney "baniu" alguns filmes de sua cartela principal, ou seja, tentou apagá-los da sua história (o que deixa tudo bem mais interessante), pelo simples e único fato de serem sombrios demais ou trágicos demais ou irrelevantes, mas na minha humilde opinião valem MUITO a pena serem vistos. Não sei se conseguirei citar todos, mas falarei sobre os que eu lembrar no momento e achar relevante ser assistido ou por curiosidade :D. Ps.: prometo não dar spoilers. 


Bambi (1942)
Para iniciar nossa lista, temos o veadinho orfão mais fofo de todos os tempos, Bambi, foi o quinto longa-metragem de animação da Disney. Todos nós conhecemos a história trágica porém fofa de Bambi juntamente com seus amigo Flor e Tambor <3. Bambi não é tão lembrado, infelizmente, mas a muita teoria meio maluca sobre a mãe de bambi ser presença constante em muitos filmes, os famosos easter-eggs,  
Curiosidade: Mesmo sem a existência de humanos no filme, humanos foram contratados para serem usados como referências na cena do lago congelado em que Bambi e Tambor dançam. *Para saber mais sobre a teoria que envolve mãe de Bambi, indico este site: http://alemdooscar.pop.com.br/teoria-o-mundo-unificado-da-disney/

A Espada era a Lei (1963)
E o que dizer deste filme fantástico: "Quem conseguir tirar uma espada mágica encravada em uma pedra, será coroado rei da Inglaterra" , quem nunca repetiu essa honrosa frase ou pelo menos já quis, uma animação sobre o Rei Arthur, que contem personagens memoráveis como a coruja Arquimedes, o mago Merlin e é claro a mais bela (só que não) das vilãs, mas ela é bem hilaria Madame Min. 
Curiosidades: A Espada Era a Lei faz parte do "Cíclo Inglês" dos filmes animados da Disney que começou com Alice no País das Maravilhas em 1951 e terminou com Tarzan em 1999, além de ter sido produzido pelo próprio Walt Disney <3

Robin Hood (1973)
Notthingam, uma cidade pacata com um herói a altura que rouba dos ricos para dar aos pobres, com vários personagens, se não todos, espetaculares e inesquecíveis : o tirano príncipe João com sua frase clássica "Mamãe" levando o dedo polegar a boca e o seu fiel escudeiro, Senhor Chio, além do Frei Tuck.
Curiosidades: Este foi o primeiro longa-metragem produzido após a morte de Walt Disney :/; Foi também um filme com personagens reutilizados da animação Mogli o menino lobo.



Bernardo e Bianca (1977)
Uma organização presidida por ratos localizada no subsolo da ONU na cidade de Nova York que ajuda vítimas de sequestros em todo o mundo. Dois ratos, o zelador Bernardo e sua co-agente, a elegante Bianca, saem em busca de Penny, uma menina orfã que está sendo mantida em cativeiro pela caçadora de tesouros Madame Medusa. A animação marcou o retorno do drama aos filmes do estúdio e foi seguido por outro drama que falarei a seguir.
Curiosidades: Foi o primeiro filme animado da Disney que inspirou uma sequencia, Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990), que foi lançado no cinema em vez de diretamente para VHS. Desde então, Mogli, Peter Pan, Fantasia, e Toy Story receberam sequencias diretamente nas salas de cinema; Dizem e imagens mostram que aproximadamente aos 28 minutos do filme, quando Bernardo e Bianca estavam voando na asa de um albatroz, aparece rapidamente uma foto de uma mulher nua numa janela no canto. Após a descoberta desta imagem, a Disney a retirou de 3,4 milhões de cópias de VHS em 1999, afirmando que se tratava de uma imagem de fundo objetável.


O Cão e a Raposa (1981)
E quem não se emocionou com a amizade surreal e um dos dialogos mais marcante de todas as amizades " Dodó: Toby, você é meu melhor amigo. Toby: E você é o meu também, Dodó! Dodó: E nós vamos ser amigos para sempre, não vamos? Toby: É. Para sempre!", um filme particularmente lindo e que retrata muito bem sobre a amizade, um dos meus preferidos dos estúdios Disney e que por acaso do destino descobri que Tim Burton, um dos meus diretores favoritos, participou da produção desta animação antes de sair da companhia. 
Curiosidades: Na época em que foi lançado foi o longa animado mais caro já produzido, custando US$ 12 milhões; No livro original de Daniel P. Mannix, Tod e Copper morrem, mas a produção do filme não quis colocar esse desfecho no longa.


Taran e o Caldeirão Mágico (1985)
Certamente a maioria não fazia a minima ideia que existia esse filme e que existe uma princesa totalmente esquecida pelos estúdios chamada, Ilone (Eilonwy), conta basicamente a história de um garoto chamado Taran que assume a missão de impedir que o Rei Horned libere os poderes sobrenaturais de um caldeirão mágico. Para isso, ele conta com a ajuda de alguns amigos, este foi um dos filmes desenhados por Tim Burton <3, este foi um dos primeiros filmes dos estúdios a se utilizar de imagens geradas de computador. 
Curiosidades: Foi o primeiro filme de animação da historia da Disney a ter classificação etária por conter cenas violentas em excesso, em  algumas o protagonista, Taran, matava seus inimigos enquanto escapava do castelo, além de cenas onde tinha uma sequência que  mostrava os soldados derretendo da carne ao osso, levando a corte, desta cena fica evidente devido ao áudio que pula e corta abruptamente; Além de ser, na época, o primeiro filme não musical.


As peripécias do Ratinho Detetive (1986)
Baseado em um Sherlock Holmes em versão rato, com um vilão bem bizarro de codinome Ratagão. O filme trata-se de um fabricante de brinquedos, sendo raptado por Ratagão. Olívia, a filha de Flaversham, com a ajuda do Dr. Dawson, decide contratar o ratinho detetive para encontrar seu pai. No decorrer do filme, fica-se sabendo o plano maquiavélico de Ratagão.
Curiosidades: O personagem Professor Ratagão foi desenhado originalmente para parecer magro e fraco, mas quando Vincent Price foi escolhido para o papel, a aparência do personagem foi modificada; O personagem Dumbo, personagem do grande clássico animado de 1941, apareceu no filme como um dos brinquedos de uma loja; O lagarto Abílio, de Alice no País das Maravilhas, aparece no filme como um capanga de Ratagão.


O Corcunda de Notre Dame (1996)
O renascimento da Disney aconteceu com este filme que arrecadou $325,338,851 milhões em bilheterias ao redor do mundo, segundo sites, afinal de contas não tem como não se apaixonar por Quasímodo ou Quasí (para os íntimos), um filme belíssimo em todos os aspectos seja musicalmente ou de roteiro. 
Curiosidades: Apesar das modificações efetuadas em relação ao romance original, para tentar tornar o filme mais acessível às crianças, o filme contém diversos assuntos considerado maduros como o conceito de Inferno, infanticídio, discriminação, luxúria e religião. As músicas também contêm conteúdo lírico relativamente maduro, como as palavras que introduzem o conceito de indulgência sexual, bem como a menção frequente da palavra inferno, por isso em alguns países este filme foi proibido por ter cenas fortes e palavras inadequadas para o público infantil; O Corcunda de Notre Dame foi um grande sucesso de bilheteria e se tornou o quinto filme mais visto nos cinemas no ano de 1996.


Atlantis: O Reino Perdido (2001)
O primeiro filme de ficção cientifica produzido pela Disney, aqui também possuimos uma princesa esquecida pelos estúdios, Kida, por ser um filme que não teve muita visibilidade a Disney e pouco arrecadamento de bilheteria se tornou um filme completamente esquecido, mas foge completamente do que a Disney está acostumada a propor. 
Curiosidades: Um filme totalmente computadorizado; O filme é considerado cult, em parte pela influência artística de Mignola.

Bônus

A Ratinha Valente (1982) 
E pra finalizar um filme que sempre achei que fosse da Disney, mas acabei de descobrir que não (meu mundo caiu, ao estilo Maysa) e que vale dá uma conferida e que tem o 2, mas não faço a minima ideia de como seja, afinal sequencia é um pouco traumático (com exceção de Toy Story, porque é Toy Story). 
Curiosidade: este filme foi lançado no mesmo ano que Tron: Uma Odisséia Eletronica produzido pela disney e competiu, pasmem, diretamente. Foi um sucesso de vendas em home vídeo.


Sendo assim, só tenho a dizer:















2 comentários:

  1. Égua, eu AMEI esse post, na moral. Se tem uma coisa que tu entende é da disney! hehe Faz mais faz mais!
    Amei o blog, fofo que nem tu <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Égua, tu acredita que só vi agora (aprendendo a mexer por aqui ainda). Awwwn, *-*, obrigada Mari, também tô adorando o teu e teu vídeos <3, adoraria fazer uma participação, hehe. Pode deixar farei mais sobre Disney <3. Awwn, obrigada, cada dia tentando deixar mais do meu jeitinho com o que vou aprendendo aos poucos, hehe

      Excluir