Cine Club: Estréia Fantasmagórica do mês: Poltergeist - O Fenômeno




    Para um bom e qualquer fã frenético de filmes de terror e principalmente para aqueles que são fanáticos por um remake de filmes que consagraram a época. Já estão bem informados da estréia Poltergeistica que teremos na próxima semana. Para aqueles que não sabem, Poltergeist foi um filme lançado no ano de 1982, no qual foi roteirizado e produzido por ninguém menos que Steven Spielberg, por ter sido um sucesso o filme rendeu mais duas franquias: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - O Capítulo Final (1988). Para você entender melhor a história, aqui vai uma breve sinopse, o filme conta a história da família Freeling, uma tipica família americana sub-urbana com dois filhos Robbie e Carol Anne, tudo ocorre normal até que Carol Anne passa a conversar com a sua televisão e em um noite de tempestade desaparece no seu armário e coisas estranhas e eventos bizarros começam a acontecer pela casa - talvez você deva tá se perguntado se já não ouviu esse enredo antes, que tal dizer que Atividade Paranormal teve uma referência dos anos 80?- Quanto ao remake, supostamente teremos o mesmo enredo que o seu antecessor, mas quem sabe não é mesmo?

    Bom, mas não estou aqui só pra te deixar informado da estréia desta semana nos cinemas, mas sim pra compartilhar o que todo bom apreciador de história de terror curte: Fatos Reais, sim toda história tem duas versões e nada mais curioso do que contar o que se passa nos backstages e as histórias por de trás de filmes macabros, sendo assim pensei em listar alguns fatos sinistros durante ou após as filmagens de alguns filmes hollywoodianos.


1. O Bebe de Rosemary
 
     Dirigido por Roman Polanski, por trás de uma das obras primas de terror do cinema temos alguns fatos bem bizarros, a começar pelo fato de que o produtor William Castle fora ameaçado de morte por conta do filme. No ano de 1969, ele foi internado e segundo boatos, o mesmo delirava com uma mulher de nome Rosemery que o tentava matar com uma faca. No mesmo ano, a esposa do diretor Polanski que estava grávida foi assassinada por Charles Manson e sua seita. Temos o fato também de que o ocultista Aleister Crowley, fundador da seita O.T.O, também morou no lugar onde foi rodado o longa.



2. O Exorcista
   
    Vários incidentes cercam a produção de uma das obras mais aclamadas de terror, temos uma sucessão de mortes, a primeira foi a do ator Jack Macgowran, por conta de uma pneumônia. Em seguida foi a vez do seu irmão Max Von Sydow e de um vigia noturno que foi baleado enquanto tomava conta do set de filmagens. Ainda temos a atriz Vasiliki Maliaros e a do homem da produção, responsável por refrigerar o famoso "quarto", que veio a óbito sem muitas explicações. Muitos escaparam da morte, mas acidentes também aconteceram: carpinteiro cortando o dedão do pé, outro o polegar, Ellen Burstyn que se machucou em uma das cenas.


3. O Mágico de Oz
   
    Nem o mundo da fantasia escapa, o conto sobre a garotinha e seu cãozinho Totó pela cidade dos tijolos amarelos também tem seu lado negro. O clássico é apontado como uma obra de raízes ocultistas. Alguns curiosos por mensagens subliminares, dizem que é possível ver em uma cena do filme, um corpo pendurado na floresta enquanto Dorothy e seus amigos caminham pela estrada de tijolos amarelos. 






4. A Profecia
   
    Talvez esse seja o caso mais bizarro da história do cinema em acontecimentos estranhos e sequenciais, começando pelo ator Gregory Peck que aceitou o convite para viver o pai do menininho amaldiçoado da história, tempos depois o filho do ator se matou com um tiro na cabeça. Mesmo após o acontecimento Peck embarcou em um avião rumo ao local das filmagens e passou por uma terrível tempestade, por mais estranho que pareça o produtor Mace Neufeld, que estava em outro voo, também sofreu com o mal tempo e chegou a ser atingido por um raio. Ainda tem mais, mais um avião teve problemas dessa vez foi o da equipe técnica, que ofereceu o avião alugado para um outro grupo, no qual minutos após a decolagem caiu, e não deixou sobreviventes. E o fato com o diretor, Richard Donner, que se hospedou em um hotel que incrivelmente foi alvo de um atentado terrorista, ainda temos os casos de ataque animal, um foi por um Rottweiler causando ferimentos em um dos dublês e o outro foi por um tigre e um membro da equipe. Porém o fato mais assustador aconteceu com John Richardson, designer dos efeitos visuais do longa, John sofreu um acidente de carro, no qual matou uma moça que estava no banco de carona, que morreu decapitada. O designer produziu uma cena de decapitação para a produção. Dizem por ai, que ao sair do veiculo Richardson viu uma placa com a seguinte frase "cidade de Ommen a 66,6 Km". Omen é o título original do filme, bem enquanto a sequencia numérica todos sabemos.


5. Poltergeist 

    O caso mais famoso aconteceu com a franquia mais fantasmagórica do cinema, começaremos com o ator Will Sampson, que interpretou o índio Taylor, veio a falecer após uma cirurgia cardíaca, próximo ao lançamento do segundo filme. Quanto ao reverendo Henry Kene (Julian Beck), morreu em uma data próxima a de Will, em decorrência de um câncer no estômago. Já a atriz Dominique Dunne, que deu vida a Dana Freeling,  foi espancada e estrangulada pelo namorado após pedir o término do relacionamento. Mas a morte mais chocante e comentada foi a de Heather O'rourke (Carol Anne). Heather foi diagnosticada com um tipo de infecção intestinal, aos 12 anos e morreu, quase um ano após o lançamento do filme.



    Esperamos que essa nova produção não tenha nenhum caso bizarro como os que já aconteceram, para ver o trailer só dá o play.




Obs.: durante a escrita deste novo post, está blogueira que vos fala, quase tem um mini infarto ao pesquisar imagens para deixar a matéria bonitinha, quando de repente minhas bolsas caíram do cabide no exato momento que pesquisa a imagem  do filme exorcista. Acreditem, eu quase morro e ainda por cima escrevendo isso de madrugada. JESUS!





2 comentários:

  1. Quando eu assisti a Poltergeist eu era criança ainda, me lembro vagamente mas quero muito ver o remake!! Já havia visto o trailer, e deu ainda mais vontade de assistir, rs. Eu adorei o post!! Foi muito interessante saber o que aconteceu por trás das câmeras. Eu sempre ouvia boatos, mas nunca soube ao certo rsrs
    Beijos ♥
    http://encadacanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela :), também estou ansiosa para ver o remake. Obrigada, eu também só ouvi as histórias por altos, mas fui pesquisar e descobrir essas coisas, pra mim o pior de todos foi o da A Profecia, tudo muito sinistro, haha. Ps.: Adorei o seu blog <3, estarei acompanhando as novidades por lá também :D

      Excluir