Cine Clube: Despertando a Força


Olá meus idealistas Jedis
a temática de hoje traz uma bela
Guerra nas Estrelas
sem spoilers.

  
   Finalmente fui assistir a melhor saga de todos os tempos já existente em todas as galaxias, e sim, consegui ficar sem spoilers até o dia em que fui conferir essa obra prima. (isso graças a ficar fora das redes sociais twitter e facebook).
 Graças a minha força de vontade e auto controle, consegui manter as surpresas do filme para que me surpreendesse, mas vamos ao que interessa
  Bom, aos amantes e ficcionados pela saga assim como eu, certamente a sensação de entrar no cinema e de ver a abertura do seu filme favorito -o qual você não teve a oportunidade de ver por ser novinho ou nem nascido- certamente já vale o ingresso!. Uma emoção sem igual ao ver "long time ago in a galaxy far far away" e o inicio da trilha sonora mais épica do cinema, já inicia um ciclo de emoções sem fim. Isso mesmo, prepare-se para muitas emoções e sentimento nostálgico durante todo o filme.

1. Personagens
    Os personagens novos são tão carismáticos quanto os da velha guarda, que como todos sabemos estão presentes e suas aparições trazem mil lembranças e são fantásticas, cada um em ponto do filme e a expectativa para suas interações são constantes: Chewei, Han, Leia, C3PO, R2-D2, Luke e a até mesmo Vader (in memorian). 
     Como nos filmes antigos temos os personagens característicos que compõem a saga: Rey, como a guerreira e mil e uma utilidades; Finn, o stormtrooper que tem conflitos que mudam sua forma de ver o mundo; Poe Dameron, um piloto que tem uma grande responsabilidade de uma missão; BB-8, o droide tão carismático, fofo e sensacional; Kyle Ren, o vilão que vive na sombra do seu avô e que ainda está em construção e com pontencial para ser um grande vilão; e muitos outros personagens que comporão a história e são totalmente relevantes para o filme.


2. Roteiro/Direção  
    Um filme muito bem roterizado, com alívios cômicos nos momentos certos; apelos dramáticos no ponto que se deve existir; diálogos se mantém memoráveis como o restante da saga. Muito bem explorado, sem excessos, com pontos de fuga e ambientação e contextualização da história bem feitos. Sem contar a cena de apresentação, magnifica, contando a história, apresentando os personagens, o motivo de tudo estar acontecendo, mostrando realmente pra que veio.
   J.J Abrams, mostrou que unir os pontos positivos das sagas anteriores e o que deu certo, contribui para o sucesso dessa nova trilogia. Juntou tudo o que George Lucas fez de melhor no seus filmes e aprimorou. Consegui dirigir o filme, os personagens e a ideia por traz de todo um mundo paralelo magnificamente.
   J.J Abrams, você deveria ficar até o fim dessa nova era!


3. Trilha Sonora/Edição
    Aquele momento que esse tópico nem precisa ser descrito de tão magnifico que todos sabemos que possa ser, afinal John Williams está de volta (sim, ele fez a trilha de todos os filmes). Então já sabemos o que nos aguarda :). Usando de todos os sentidos que o filme tem para compor a trilha: tensão, ação, esperança, aventura. Mantendo o ritmo e sem perde-lo, o que as vezes pode ser difícil quando o filme se tem uma trilha sonora constante.
   Tudo isso bem alinhado com a edição, com usos de fade in e fade out clássicos, e cortes nos momentos exatos para o ritmo da história, onde o ritmo não pode ser perdido em consequência do muito pra se contar em pouco tempo, além é claro do filme respirar ação e ansiedade, o que necessita ainda mais de uma bela edição.


4. Fotografia/Efeitos Visuais
   Bem que gostaria de descrever a fotografia bem tecnicamente, mas a verdade que pra fazer isso preciso ver o filme mais algumas vezes :D, mas digo que a primeira impressão foi de perfeição. Um filme visualmente lindo, cada cena parece ser uma obra de arte, cada take. Nada extremo, tudo dentro do proposto e no limite.
   Quanto os efeitos visuais <3, bem feitos, produzidos e mantiveram a essência utilizada nos filmes anteriores, mas é claro, tecnologia avançou e consequentemente tivemos um super melhorada.


5. O que esperar?
   Aguarde por muita nostalgia, amizades fortes, histórias intrigantes, enigmas e perguntas não respondidas (ainda), muitas teorias, surpresas agradáveis e tristes. -Mas qual a sensação, tay?- A sensação assim que você saí, ou melhor, assim que o filme termina é de "Quero/Preciso ver esse filme de novo!", poucos filmes nos permitem ter este sentimento, e este certamente é um deles. Portanto... permita que a força desperte em você!





 Dica
   Aos que moram em Belém-PA, 
indico o novo cinema UCI, 
por dois motivos primordiais: 
sua qualidade de áudio, que é esplendida 
e a visual também, o que contará muito 
pela experiencia que o filme propõem 
a nos trazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário