Cine Club: O Iluminado de Stanley Kubrick (1980)




Olá, Idealistas :)
Bom para informa-los o porque de mais um 
post sobre O Iluminado, é pelo simples fato de
estar fazendo pós-graduação em produção audiovisual
e o meu professor pediu para fazermos resenha de alguns filmes
e acabei fazendo de O Iluminado e queria compartilhar com vocês :)


   Assim como na moda, na música e na história o cinema também segue tendencia e tem seus movimentos com decorrer dos anos de acordo com cada continente e cada país, é claro, além do estilo de cada diretor. Sendo assim apesar de ser americano (movimento Nova Hollywood), Kubrick (1928-1999) teve à escolha de trabalhar na Grã-Bretanha, com o estilo New Wave, caracterizado por ser adaptações de livros e obras teatrais para o cinema, movimento comumente usado em suas obras fílmicas Lolita (1962); Dr. Fantástico (1964); 2001- Uma Odisseia no Espaço (1968); Laranja Mecânica (1971); Barry Lyndon (1975); O Iluminado (1980). Em O Iluminado, o diretor acabou assim fundindo dois estilos em uma única obra.


O ILUMINADO    1980
(The Shining)   STANLEY KUBRICK   1928-1999
PERFIL DO DIRETOR
1928—1955
Stanley Kubrick nasceu no dia 26 de Julho, em Nova York, Manhattan. Iniciou sua carreira como fotografo, fazendo alguns documentários (Flying padre, Day of the Fight, ambos do ano de 1951) antes de conseguir arrecadar dinheiro para o seu primeiro longa-metragem, Medo e Desejo (1953), dois anos depois veio a sua segunda produção, A morte passou por perto (1955), no qual foi roteirista, produtor, diretor e cinegrafista.
1956-1961
O Grande Golpe (1956) foi seu marcante filme noir, o que lhe rendeu reconhecimento, sendo contratado por Kirk Douglas para dirigir Glória feita de sangue (1957) e Spartacus (1960), fazendo com que se estabelecesse na Inglaterra.
1962-1979
Kubrick torna-se seu próprio produtor e se estabelece no movimento New Wave (filmes baseados em obras literárias). Seu preciosismo começou a ser posto em prática com Lolita (1962) em parceria com Peter Sellers, seguindo a parceria com Doutor Fantástico (1964). Sua obra mais épica foi em colaboração com o escritor Arthur C. Clarke no roteiro da ficção cientifica mais aclamada, 2001: Uma odisseia no espaço (1968). No ano de 1971, Kubrick resolve inovar mais uma vez e lança um filme reconhecido por sua violência extrema e cenas de sexo, Laranja Mecânica, ganha as telonas com exceção do Reino Unido, onde a distribuição foi suspensa e proibida por 27 anos. Seu primeiro filme a render muitos prêmios foi Barry Lyndon (1975), arrecadando quatro estatuetas da Academia.
1980-1999
Apesar do seu primeiro filme de terror obter criticas contraditórias, O Iluminado (1980), fez sucesso com o público tornando-o um filme cult do seu gênero. Sete anos depois, 1987, Kubrick resolveu explorar a guerra do Vietnã trazendo o filme Nascido para Matar. Sua última produção, para tristeza do cinema, foi De Olhos Bem Fechados (1999), um filme que aborda de forma bem sombria a sexualidade humana; Kubrick faleceu quatro dias depois de uma sessão privada da edição final. Por ser conhecido por sua reclusão e obsessão, Kubrick trabalhou em alguns projetos não realizados, entre eles um roteiro de ficção cientifica que Spielberg produziu como A.I – Inteligência Artificial (2001).

SOBRE: O ILUMINADO
Sinopse: No período de inverno, um hotel localizado no Colorado (EUA) precisa de um vigia para guardar o local, pois permanece fechado durante os longos invernos. E um homem, Jack Torrance (Jack Nicholson), é contratado e se muda com sua mulher Wendy e seu filho Danny com a intenção de trabalhar a sua escrita. Mas o isolamento excessivo começa trazer a Jack sérios problemas psicológicos tornando-o mais agressivo e perigoso.

  Kubrick, por ser considerado perfeccionista e ter um estudo profundo em fotografia, passava o seu conhecimento fotográfico e sua obsessão por perfeição para suas produções, fazendo assim nascerem belíssimas obras primas cinematográficas. Onde cada elemento tem sua relevância importância para o conjunto da obra desde o mais simples ao mais complexo fator.
            O Iluminado é um dos exemplos que podemos observar, obtendo elementos cinematográficos como plano geral, que enquadra uma cena na sua totalidade, sendo aberto e filmado com certa distância do objeto, além de registrar o espaço que se encontra as personagens, chamado também de ambientação do telespectador – Esse plano fica por conta, da cena clássica dos filmes de terror onde um carro percorre um trajeto até chegar ao seu destino-, combinado com uma trilha sonora com uma carga inicial envolvente, tensa, dramática e de suspense.
Tem-se também o clássico plano americano assim que o personagem chega ao seu destino, o hotel, e se encontra com o gerente e sua secretária, após o dialogo inicial, para simbolizar uma passagem de tempo, temos o elemento de fusão, – quando uma cena desaparece simultaneamente ao começo da cena seguinte, se sobrepondo- bastante utilizado ao longo do filme.
Um exemplo da existência de contra plano temos o dialogo inicial de Wendy, Danny e o amigo imaginário Tony sobre a questão de ir ou não para o hotel passar a temporada de inverno. Na conversa de Danny e Tony no banheiro, sobre o motivo de Tony não querer ir a um exemplo de movimentação de câmera em traveling frontal de aproximação ao personagem, além do recurso da montagem do corte seco – transição imediata, direta de uma cena para outra, usado para obter imagens que se sucedem dentro de um enredo-, no momento em que Tony dá o dom de visualizar o que acontecerá no hotel para Danny, finalizando a sucessão de imagens com um fade-out, aparecendo a frase “Closing Day” e logo em seguida um fade-in parecendo uma nova imagem. O próximo traveling é lateral e acontece, quando Jack já se encontra no hotel e está à espera do gerente para suas coordenadas, movendo-se num eixo horizontal e paralelo ao objeto filmado.
            Na cena de ambientação da cozinha, onde um dos funcionários do hotel apresenta-a para Wendy e seu filho, temos um plano sequencia de 15:31 à 16:13 minutos do filme. E se inicia uma nova trilha sonora intrigante e tensa enquanto Danny encara o funcionário do hotel e o mesmo lhe faz uma pergunta de forma psíquica “que tal um sorvete, Dock?” com o movimento de câmera zoom de aproximação – onde a câmera se mantém fixa e é o conjunto de lentes que se move fazendo com que o objeto se apresente próximo ou afastado-. Porém o plano sequencia mais famoso acontece nos 23 minutos e 42 segundo de filme, quando Danny faz um passeio com sua motocicleta pelo hotel, fazendo assim a ambientação do mesmo, fazendo com que se pense que algo irá acontecer, mas nada acontece.
    Nos 28 minutos e 32 segundos, Danny volta a passear de motocicleta pelo hotel, dessa vez, acompanhado de uma trilha sonora densa, tensa e de suspense, onde a cada curva a sensação de que algo ruim irá acontecer toma conta do telespectador, até a chegada ao famoso quarto 237, mas a cena mais esperada ocorre nos 36 minutos e 19 segundo, durante seu passeio Danny finalmente cruza com as gêmeas e as vê na visão da sua morte e mais uma vez a cena é composta por uma trilha sonora tensa e de suspense. A partir dai o filme desenrola e ganha ação e tensão até a conclusão do ato, finalizando com Danny e Jack adentrando o labirinto, de onde apenas um sai vivo.
            O longa-metragem é acompanhado por fade in e fade out, que contam os dias da semana, simbolizando o tempo de confinamento dos personagens. Os cenários interagem com a ação, dando assim ambientação ao roteiro, no caso do O Iluminado é utilizado também como simbolismo nas cenas e dimensionar as situações que definem a direção da história do filme.
Outros elementos que compõem e dão sentindo dramático a esta produção são os figurinos dos personagens que descrevem sua personalidade de forma realista e em conjunto temos a cor que da sentindo aos personagens e força a história, como uma cor metafórica tem o vermelho, que expressa o simbolismo do perigo, violência e de certa forma a morte, bastante comum nos filmes de terror. Quanto à iluminação temos tanto a interna, que se sobressai a luz quente com tons vivos e chamativos para dar dramaticidade ao contexto, quanto à externa que sobressai a luz fria, com tons frios e mortos para dar suspense ao contexto.
 A utilização do ator também é um elemento de grande importância para o bom desenvolvimento do filme, o que não adiantaria de nada a estética impecável e exuberante de Kubrick sem o ator certo para dar vida ao personagem, Jack Nicholson, retrata um perfeito casamento entre ator e personagem por sua forma excêntrica e expressionista.

 CENAS MARCANTES/CURIOSIDADES

1 As Gêmeas Grady
 Os fantasmas das irmãs assassinadas
 aparecem repetidamente durante o filme.

O hotel que foi inspiração tanto para o livro de Stephen King quanto para a produção cinematográfica de Kubrick existe e chama-se Hotel Stanley, situado em uma cidadezinha a 112 km de Denver, na Rodovia 34. 




2 Here’s Johnny! 
Jack tem seu estopim quando Wendy o acusa de machucar Danny. 
E seu eu psicótico vem à tona.

 No livro, o quarto onde se desenrola todo o enredo era o apartamento 217, quarto no qual Stephen King se hospedou e após um sonho estranho decidiu escrever O Iluminado, mas por um pedido do dono do hotel onde o filme foi rodado, por temer a não hospedagem, pediu que altera-se o número do apartamento, para 237, inexistente no hotel.




Referencias Bibliográficas
ADORO CINEMA, 2015. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-863 > Acesso 30 Jul 2015.
KEMP, Philip. Tudo Sobre Cinema. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
O ILUMINADO. Direção: Stanley Kubrick. Produção: Stanley Kubrick. Reino Unido, EUA. Peregrine Productions. Distribuição: Warner Bros, 1980. 1 DVD (144 min), NTSC, color. Título original: The Shining.
REVISTA CAPITOLINA, 2015. Disponível em: <http://www.revistacapitolina.com.br/movimentos-cinematograficos/> Acesso 15 Jul 2015.
SIGNIFICADO DAS CORES, 2015. Disponível em: <http://www.significadodascores.com.br/significado-do-vermelho.php > Acesso 30 Jul 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário