#TermômetroOscar2017: Os Seis Primeiros

Olá meus lindos, demorei a estreia no blog,
porque como de costume queria iniciar com o Oscar,
e é claro que todo esse tempo eu estava ocupada vendo
os indicados para começar a lista-los pra vocês.
Para que todos nós comecemos a fazer a nossa corrida até o grande
dia, então assim sendo, finalmente a primeira lista sairá...

antes de tudo preciso lhes informar que escrevi essa lista ao som da soundtrack de La La Land

Já que a temporada de premiações já começou e tivemos, SAG Awards, Critics Choice e o Golden Globes pra nos dizer quem são os favoritos a Le Le Levar tudo esse ano, acho mais do que justo inciar essa lista pra todos nós sabermos que esse ano os filmes estão maravilhosos e não temos só La La Land não. Então, preciso informa-los que essa lista será recorrente quando eu atingir o número total de seis filmes assistidos.

1. Fences (O Limite entre Nós) 
    Um filme do galã Denzel, dirigido e atuado pelo próprio, o roteiro se passa contando a história de um jogador de beisebol aposentado e a sua vida nada justa, Troy, baseado na peça teatral homônima. O filme segue um rumo em que o destaque a principio é sim o personagem de Denzel (Troy) e sua vida monótona e sem graça, inclusive o filme toma de inicio esse mesmo rumo com a intenção de te deixar entendiado por nada de diferente acontecer na vida de Troy e tudo se desenrola no quintal da sua casa e na tentativa de construir as cercas em volta da casa que sua mulher tanto pede. Aqui temos Viola Daves (Rose), apresentando sua personagem a principio como tantas outras que ela já abordou, como em Help (Histórias Cruzadas), a tipica mulher dona de casa, devota dos filhos e do marido,  até que o filme chega no seu clímax e sim, temos a sensação de ver através de Viola, ela transcende sua personagem e dá um show, finalmente Rose acorda da sua inercia e toma a atitude que todos esperávamos, virando totalmente o jogo e mostrando que o filme não é sobre Troy e sua frustração e sim sobre uma mulher que larga seus sonhos e desejos, se anulando para ser a esposa perfeita que o marido precisa. Alias, o elenco desse filme é um achado, a sintonia e a desenvoltura dos personagens são maravilhosas. Denzel fez um ótimo trabalho de direção aqui!

2. Hell or High Water (A Qualquer Custo)
   Com direção de David Mackenzie, este filme conta a história de uma tipica cidade do interior dos EUA, se não fosse pelo maravilhoso roteiro pode-se dizer que temos aqui um West Wood atual, onde dois irmãos planejam um assalto a banco por terem falido e estarem pra perder suas terras em quanto do outro lado temos o tipo delegado, que está para se aposentar, que entende de todas as artimanhas. 
Esse filme é um dos meus favoritos este ano, pelo magnifico desenrolar do roteiro, pela fotografia bem dirigida e contrastada, mostrando quase que cenas tiradas de quadros, a atuação pontual e precisa dos atores Chris Pine (Toby Howard), Ben Foster (Tanner Howard) e Jeff Bridges (Marcus Hamilton). Preciso ressaltar que este filme me lembrou um pouco a obra dos Irmãos Coen, o clássico Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men). Só por esse motivo, já digo que vale muito a pena dá uma olhada.

3.Hail, Caesar! (Ave! Cesar)
   E já que mencionei os Irmãos Coen, mais uma obra deles está concorrendo ao Oscar, dessa vez com Produção, e preciso dizer que maravilhosa produção temos aqui. Um filme que retrata o inicio da Hollywood e nos leva para dentro dos estúdios, mostrando como esse mundo maravilhoso do cinema funciona. E como é a vida de um produtor de estudio cuidando de tudo e de todos, com hora certa pra tudo e pontual para que nada saia do eixo, por trás temos um roteiro cômico, uma das vertentes dessa dupla fenomenal. E no elenco, maravilhosas estrelas como George Clooney, Channing Tatumm, Scarlett Johansson, Jonas Hill, Raph Fiennes, Josh Brolin e Tilda Swinton. Uma comedia que vale a pena ser vista pela sua produção eficiente

4. Capitan Fantastic (Capitão Fantástico) 
  Antes de iniciar minha pauta sobre esse filme, preciso dizer que andei indicando ele pra todos. Se tornou o meu favorito e entrou pra minha lista de filmes prediletos. Não por ser o que vai levar tudo no Oscar, infelizmente sei que não apesar de achar que merece alguns grandes premios sim, não só o de Melhor Ator, que por sinal Viggo Mortensen (Ben), deveria ganhar de Ryan facilmente, não Viggo não canta e dança em um filme, ele simplesmente atua e isso basta. Além dessa atuação, esse filme me ganhou em vários outros aspectos como fotografia, escolha de elenco, figurino, a direção e o roteiro, pra mim foi uma obra prima Matt Ross, se tornou um dos meus diretores preferidos em ascensão. O filme conta a história de uma família que vive a vida completamente diferente do que a sociedade impõem, na floresta, Ben junto com sua esposa, cria crianças prontas pra vida, além de serem prodígios, mas uma tragedia faz com que essa família saía da sua bola de cristal e enfrente o mundo como ele é, a grande questão ao saírem eles batem de frente com questões sociais que pra eles são diferentes, o que nos faz pensar o que é certo ou errado?

 Pra mim, esse filme tem uma grande referencia de Wes Anderson, o cara do Grande Hotel Budapeste, mas não foi essa obra que me fez ver a semelhança e sim Moonrise Kingdom.
5. Florence Foster Jenkins (Florence, Quem é esta mulher?)
    Nossa dose diária e anual de Meryl Streep, não poderia faltar. Mais um filme em que essa mulher consegue pegar a essência e nos mostrar com excelência seu trabalho, com um entrosamento de elenco divino entre ela e Hugh Grant como St. Clair e o nosso eterno Howie (The Big Bang Theory) ,Simon Helberg, como Cosme McMoon, esse trio nos contagia e conduz o filme com mastreia, um filme leve, com um senso cômico maravilhoso. Esse filme conta a historia de Florence, uma socialite de Nova York que queria a qualquer custo ingressar no mundo da música, o que excedia inclusive seu talento. E finalmente aqui posso citar o inicio de uma trilha sonora belíssima. Um filme sobre inocência e amor, contado de uma forma única, simples, e que arranca alguns sorrisos.

6. La La Land (La La Land - Cantando Estações)
   Agora vamos do famigerado, aquele que temos a certeza que irá le le levar tudo. Como não dizer que essa é a aposta certa desse ano, Damien Chazelle , fez um ótimo trabalho com Whiplash pra que La La Land pudesse sair do papel. E que obras primas esse cidadão fez. Finalmente, após Miseráveis, temos mais um musical descente pra lista e que durante seu tempo faz grandes homenagens aos grandes musicais clássicos como Cantando na Chuva, Grease, Moulin Rouge, West Side Story, entre outros mais. Aqui temos tudo que deu certo, todas as escolhas feitas por Damien conseguiram montar a cama pra um grande vencedor de prêmios. Tudo encanta, desde os figurinos escolhidos a dedo pra transparecer fluidez nas cenas de dança e movimento, as cores vivas, passando pela fotografia bem alinhada, com iluminação adequada e pontuais, os movimentos de câmera nos momentos exatos e na maioria das vezes nos dando a sensação de estarmo em cena, - aqui preciso dar uma pausa e salientar a cena de apresentação do filme que decorre de um plano sequencia do tempo de uma música e mais 2 minutos de cenas com falas, feita com maestria, assim como a cena inicial de Whiplash-, a escolha do elenco Emma Stone e Ryan Gosling tem uma sintonia em cena que nos passa veracidade, apesar de Ryan ter se saído muito bem em atuação, canto e dança, é notório que Emma irradia nas cenas, ela simplesmente parece conduzir o filme inteiro muito bem, acompanho Emma desde os filmes blockbusters e a sua capacidade de fazer grandes filmes pra mim surgiu desde Help (Histórias Cruzadas), Birdman ela apenas assinou sua entrada oficial em Hollywood.
   Outra coisa que é necessária ser citada é o roteiro, pra mim, não foi só um musical onde pessoas começam a cantar do nada, pra mim cada música teve seu encaixe perfeito, tão perfeito que te faz sair do cinema achando que a vida é musical que você pode iniciar seu monologo ali mesmo, mas não se trata só de um musical bem feito que parece real, trata-se de sonhos, de não desistir dos seus sonhos que parecem mais impossíveis, trata-se também do amor pra sempre mesmo que você siga a sua vida, sempre irá existir aquela pessoa que você imaginaria como seria a sua vida se vocês tivessem feito outras escolhas.

   Então digo... La La Land, você pode le le levar tudo, pois Damien você fez a gente voltar a acreditar que nossos sonhos podem se realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário